BISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FÁTIMA
DOM HÉLDER CÂMARA ARNS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DA SANTA IGREJA
Amados irmãos e irmãs da Diocese de Leiria-Fátima,
Com coração profundamente tocado pela graça, venho ao vosso encontro, pela primeira vez como vosso Bispo Diocesano, para manifestar minha alegria, reverência e gratidão por ter sido confiado, pelo Sumo Pontífice João Paulo IX, o pastoreio desta amada porção do Povo de Deus.
Recebo esta nomeação com humildade e tremor, consciente da grandeza do mistério que me é confiado e da responsabilidade que a missão episcopal representa. Não me apoio em méritos próprios, mas na graça do Senhor que chama, sustenta e envia; e na confiança inabalável no Espírito Santo, que guia a Igreja em cada tempo com sabedoria e força.
Dirijo minha primeira saudação a vós, fiéis leigos e leigas, jovens, crianças, famílias, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, e ao querido presbitério diocesano, a quem desde já abraço como irmãos e cooperadores nesta missão que é, acima de tudo, comunhão.
À luz da figura de Nossa Senhora de Fátima, que desde este lugar sagrado estende seu olhar materno sobre a Igreja e o mundo, desejo caminhar convosco como pastor segundo o coração de Cristo, aprendendo a vossa história, partilhando vossas alegrias, dores, esperanças e desafios, e servindo com fidelidade a missão que o Senhor nos confia.
Expresso, com filial devoção e lealdade, minha profunda gratidão ao Santo Padre João Paulo IX, que, inspirado pela Providência Divina, me chamou a suceder nesta Cátedra, confiando-me o rebanho desta Diocese tão rica em fé, história e vocações. A ele, o meu compromisso de obediência, comunhão e serviço.
Desejo ser para vós presença orante, coração aberto, voz do Evangelho e testemunho da misericórdia, para que juntos façamos de nossa Diocese um sinal vivo da esperança cristã no mundo contemporâneo.
Confio meu ministério à intercessão dos Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, da Bem-Aventurada Alexandrina de Balasar e de todos os santos que, em silêncio ou em martírio, edificaram a Igreja com sua vida.
Conto com as vossas orações. Caminhemos juntos. Amemos a Igreja. Sirvamos ao Reino. Edifiquemos a paz.
Dado em Leiria-Fátima, aos 10 dias do mês de junho do Ano da Graça de 2025
Dom Hélder Câmara Arns
Bispo da Diocese de Leiria-Fátima